O ICArEHB em parceria com a Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade do Algarve anuncia a abertura da edição de 2019 Prémio Estácio da Veiga de Arqueologia e Evolução Humana.

O Prémio Estácio da Veiga pretende distinguir anualmente o melhor trabalho de dissertação de Mestrado em Pré-História e Evolução Humana, no âmbito da interdisciplinaridade da Arqueologia e demais Ciências nomeadamente a Antropologia, a Primatologia e a Paleoantropologia e consiste no pagamento das propinas do curso de Doutoramento em Arqueologia da Universidade do Algarve.

O prazo de apresentação de candidaturas é até ao próximo dia 31 de Maio e serão admitidas a concurso dissertações originais de mestrado, redigidas em português, inglês, espanhol ou francês, concluídas até à data de apresentação da candidatura individual apresentada em instituições de ensino superior nacionais, ou por cidadãos portugueses em instituições estrangeiras (ver regulamento disponibilizado abaixo).

O Júri do Prémio da edição de 2019 é composto por Cláudia Umbelino (Universidade de Coimbra), Daniel García-Rivero (Universidade de Sevilha) e João Marreiros (Monrepos, Römisch-Germanisches Zentralmuseum).

A candidatura ao Prémio é constituída pelos seguintes documentos:

  • Um exemplar da dissertação de Mestrado em papel de acordo com as regras estabelecidas pelo estabelecimento de ensino à qual foi submetida a dissertação, e três exemplares em formato digital versão PDF;
  • Certificado de conclusão do grau de Mestre;
  • Carta contendo a identificação do autor da dissertação de Mestrado, com referência aos números de cartão de cidadão e de identificação fiscal ou documento análogo, endereço postal e endereço eletrónico, número de telefone e/ou de telemóvel e indicação da instituição e curso em que obteve aprovação.

Os documentos referidos no número anterior deverão ser enviados por correio, por carta registada com aviso de receção, para:

Prémio Estácio da Veiga
ICArEHB, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
Universidade do Algarve,
Campus de Gambelas
8005-139 Faro


Vencedores das edições anteriores

2016 - Mestre Frederico Tatá Regala com a tese "Os adornos do Paleolítico Superior de Vale Boi"